top of page
  • Foto do escritorCecilia Leite

O aprendizado de cada Ascendente


O Ascendente é a nossa porta de entrada na vida. Ele representa o nosso nascimento, e está relacionado a cada nova estreia na nossa jornada. Cada vez que iniciamos alguma coisa, cada vez que nos colocamos no mundo, a energia do Ascendente está presente. Por isso, ele é nossa marca pessoal, a nossa forma de expressão e a maneira pela qual somos reconhecidos pelos outros.


Há bastante tempo escrevi um texto sobre o Ascendente, com várias informações sobre o significado desse ponto em nosso Mapa Natal. Mas hoje eu gostaria de enfatizar, signo a signo, qual o aprendizado que ele traz para cada nativo, no sentido de melhor expressar a energia que ele já possui naturalmente. Porque precisamos estar harmonizados com a atividade de nosso Ascendente, compreendendo bem como ela se manifesta, para que as coisas se desenrolem a contento na nossa vida. Devemos ter em mente que o Ascendente é quem abre os caminhos para nós, e, se por acaso, negarmos ou distorcermos a sua melhor expressão, certamente haverá impacto nos resultados que vamos colher.


Outra coisa importante a mencionar é que qualquer planeta posicionado perto do grau do Ascendente terá uma marca profunda na personalidade da pessoa. As funções desse planeta serão uma ferramenta importantíssima para esse nativo. Também devemos lembrar que a posição do planeta regente do signo Ascendente é fundamental para descrever como esse signo se desenvolverá, e quais serão as áreas de interesse dessa pessoa. Assim, um Ascendente em Áries com Marte (seu regente) em Touro terá ações mais concretas e voltadas para conseguir segurança material, enquanto que um Ascendente em Áries com Ascendente em Câncer será muito mais emotivo e introspectivo. Não deixe de considerar tudo isso em sua análise.


Mas vamos aos signos...


O Ascendente em Áries precisará aprender a ser assertivo, sem ser agressivo. Essa pessoa nasceu para se posicionar, abrir caminhos através do próprio esforço, ter ímpeto e coragem para iniciar as coisas. Para isso não pode ter medo, nem titubear, e o instinto de sobrevivência vem antes de tudo. Dessa forma, a pessoa facilmente corre o risco de se tornar agressiva ou autoritária, pois ela só consegue enxergar o seu ponto de vista e a sua vontade. Na contramão disso, se ela começar a pensar demais nos outros, tenderá a ficar insegura e apática. E, se não agir, nada acontecerá em sua vida... Somente tristeza e frustração... Portanto aqui ação é fundamental, posicionamento também... A questão é conseguir se impor sem ultrapassar os limites de ninguém.


Touro vai se colocando com segurança e estabilidade, mas precisa se assegurar de que não parou no caminho por querer garantias demais. Seu aprendizado é ser firme e constante sem ser acomodado. Agir com paciência e persistência, sem se deixar levar pela preguiça. Outra coisa que esse Ascendente precisa aprender, é a aproveitar sua sensibilidade natural para os prazeres sensoriais, sem se deixar levar pelo excesso e pela indolência. Ele pode ser um gourmet ou um guloso, sensual ou sedutor, calmo e pacato ou preguiçoso.


O Ascendente em Gêmeos deve cuidar para que sua curiosidade inata não vire dispersão e falta de foco, e deve observar para que sua simpatia com todos não se torne dissimulação. Gêmeos é dotado de múltiplas habilidades e deve desenvolvê-las, se tornando multidisciplinar. No entanto corre o risco de se tornar superficial e não conseguir concluir nenhum projeto a que deu início. Deve observar também seu compromisso com a verdade, já que possui muita facilidade de expressão, e pode fazer jogo duplo (ou triplo, quem sabe até quádruplo...) para garantir sua popularidade.


Câncer é aquele Ascendente sentimental e carente que protege todo mundo para garantir que também será protegido. Dá carinho, colo, aconchego, porque o que ele quer é a sensação de pertencimento. O problema acontece quando ele começa a manipular, fazer chantagem emocional, usar de seu jeitinho meigo e empático para conseguir envolver o outro. Ou também quando ele se fecha na concha com medo de ser ferido. Ou talvez quando ele cuide demais do outro e esqueça de cuidar de si. Todo amor canceriano deve acontecer primeiro para ele mesmo, para depois transbordar para o outro naturalmente, sem querer nada em troca, e, justamente por isso, recebendo de volta todo amor que ele emanou.


Leão no Ascendente indica que esse nativo deve se portar como um rei, ou uma rainha... E toda essa realeza pode ser nobre e majestosa, ou autoritária e impositiva. Leão precisa aprender a brilhar por sua própria natureza. Quando ele não deixa a sua essência aparecer, ele se apaga... E nada acontece na sua vida... E aí ele pode se tornar um gatinho acuado, ou um exibicionista que precisa impor artificialmente a sua presença. Autoconfiança não deve ser confundida em momento algum com soberba... Outro aprendizado desse Ascendente é que, em tudo que ele faz, precisa haver paixão, ele deve ser movido pelo coração. Qualquer coisa que vá contra sua alma e seus princípios o fará adoecer.


O Ascendente em Virgem precisa aprender profundamente o significado daquele ditado "antes feito que perfeito". Ele precisa se sentir útil, precisa se aperfeiçoar continuamente, mas não deve perder de vista o lado prático de cada questão. Virgem precisa fazer... E se seu excesso de crítica o impedir de seguir adiante, ele se sentirá fracassado. Esse Ascendente pode ser muito exigente consigo próprio e acabar tendo problemas de autoestima. Ou pode virar sua crítica para os demais e acabar passando uma imagem de quem se acha superior, que no fundo esconde um complexo de inferioridade bastante velado.


Libra no Ascendente pede equilíbrio e diplomacia. Aqui, o foco é o outro. E o perigo é quando, para ter a aprovação alheia, esse nativo perde o contato com suas próprias opiniões. Libra não gosta de se posicionar porque irá desagradar um dos lados, então a todo custo, faz um esforço constante de conciliação. A questão é que agindo assim pode se tornar dissimulado, tendo um discurso vazio, apenas para garantir que será aceito o tempo todo. O talento natural desse signo para harmonia (em todos os sentidos, incluindo aí a beleza, o refinamento) deve ser bem aproveitado, sem no entanto ferir a autovalorização pessoal.


O Ascendente em Escorpião desde cedo aprende que, para sua vida andar, ele precisa saber transformar e eliminar o que está atrapalhando a sua caminhada. E aí incluem-se pessoas e situações, que em determinado momento já não fazem mais sentido. Esse Ascendente não pode ter medo de desapegar, pois é quando ele se livra do velho, que começam a entrar coisas novas. Se ele não fizer isso, fica intoxicado, física e psiquicamente. Ele também precisa aprender a utilizar toda a intensidade e profundidade que lhe são próprias, e a dosar a desconfiança natural que possui de tudo, justamente por ter medo de ser ferido. Ele conhece sua natureza sensível, conhece o tamanho da dor da perda, da rejeição, e não está disposto a abrir a guarda e correr o risco de levar uma ferroada. Mas, ao se fechar, deixa de se permitir vivenciar toda a intensidade emocional que ele tanto anseia. Ele quer cumplicidade, mas tem medo de se entregar. O desafio é encontrar a dose certa entre o remédio e o veneno.


Sagitário é aquele Ascendente que todos ao redor acham que não tem problemas, dada a sua natureza festeira e expansiva. Mas não é bem assim... Sagitário quer ir além... Nunca está contente com as fronteiras a ele impostas. Isso o impulsiona a conhecer mais e mais, mas faz com que ele possa se tornar um buscador constante que nunca chega a lugar nenhum. Isso pode se manifestar em todos os setores da vida, e o próprio anseio por liberdade pode se tornar uma prisão. No entanto sua natureza não o permite que fique estagnado em um único ponto, ele é aventureiro, e precisa viver a vida. Só o autoconhecimento o fará buscar o que ele realmente procura, e fazer com que isso se torne um propósito produtivo e não uma viagem sem rumo.


Capricórnio no Ascendente impõe a seus nativos muitos obstáculos que o tornem competentes e responsáveis. Com esse Ascendente não existe moleza, ele próprio estabelece para si mesmo um elevado padrão de qualidade, sabendo que, o que vem fácil, vai fácil... Capricórnio tem a perfeita noção do tempo, que é necessário para que as coisas aconteçam de maneira consistente. O progresso é construído sobre uma base sólida. E esse nativo pode facilmente se tornar um tirano com ele mesmo, com um grau de exigência muito alto... Pode também colocar limites ao próprio crescimento, criar barreiras, ser seu próprio sabotador. Ou, pelo contrário, ter uma ambição desmedida, desconhecer e desrespeitar seus limites... Conhecer as fronteiras saudáveis será determinante para o sucesso. O aprendizado desse Ascendente também está ligado a entender que nem tudo está no seu controle.


O Ascendente em Aquário tem sua atenção muito mais voltada para o coletivo do que para si próprio. É sociável, mas não se abre intimamente com muita gente, não é muito afeito a manifestações demasiadamente emocionais. Ele tem um olhar para o futuro, está na vanguarda, e por isso normalmente tem muitas críticas ao sistema vigente. Ele quer romper padrões, e facilmente cai na armadilha de se tornar revoltado com tudo e se afastar. Aquário precisa entender que ele vê longe, mas para trazer para perto o que ele avistou... E colocar a serviço de uma sociedade, que nem sempre (na maioria das vezes não) vai compreender o que ele está vendo. Facilmente ele pode se tornar um rebelde sem causa, apenas pelo prazer de ser do contra... Ou se tornar excêntrico só para chamar a atenção para si, dizer que não tem preconceitos e não segue padrões... É preciso perceber os reais valores que o norteiam para lutar pelas causas certas.


E, por fim, Peixes... Esse Ascendente que deixa seus nativos sem fronteiras... Empatia, sensibilidade, e também confusão, ilusões... Aqui os nativos abrem caminhos através do que sentem, do que percebem, de informações que vem de um lugar que nem mesmo eles conhecem... E esse é o maior perigo... Quando se está aberto a planos mais sutis, conecta-se com o bom e com o não tão bom assim... Tudo dependerá da sua sintonia, da qualidade de seus pensamentos e sentimentos. Para isso é muito necessário recolher-se e perceber-se... Pessoas com esse Ascendente precisam como ninguém conhecer a sua sensibilidade e aprender a colocar limites. Ele vai ter que aprender quando, com quem, em que circunstâncias irá se abrir para algo ou para alguém... Vai ter que conhecer suas diferentes sensações em ambientes diversos, na companhia de diferentes pessoas... Vai precisar conhecer e adequar a sua bússola interna... Deverá utilizar seus sonhos para construir seu mundo mais encantado, mas precisará estar sempre atento a devaneios improdutivos e ilusões destrutivas.


Não podemos esquecer que, se nascemos com determinado Ascendente, é para aprender a utilizá-lo, então certamente acontecerão testes e desafios. Assim, certamente o Ascendente em Escorpião terá muitas crises para resolver, o Ascendente em Peixes será exposto a vários ambientes com energias diferentes, nem sempre agradáveis, e sempre haverá uma montanha na frente do Ascendente em Capricórnio. Treinamento. Oportunidades de colocar em ação a virtude que nos foi dada.

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page