top of page
  • Foto do escritorCecilia Leite

Sobre Capricórnio...


Algumas características de Capricórnio são bastante comentadas, principalmente nessa época onde tantos eventos astrológicos importantes estão acontecendo nesse signo. No entanto, existem nuances muito especiais desconhecidas por muita gente.


A famosa cabra montanhesa tem também um rabo de peixe. Capricórnio é da terra, mas carrega em si a sabedoria das águas. Então quando nos referimos à sua habilidade incomparável de lidar com a matéria, de construir no mundo objetivo, de escalar qualquer pico que para outros pareceria inatingível, podemos ter uma ideia equivocada de que capricornianos são somente seres materialistas e pragmáticos.


Obviamente, como eu sempre reforço nas minhas colocações, signos não são pessoas, são arquétipos bastante complexos. E é preciso captar a essência desses arquétipos para se compreender as possibilidades de manifestação deles em cada mapa e em cada personalidade. Assim, quando falamos da força arquetípica de Capricórnio, ela carrega sim, uma sabedoria que vem das águas profundas.


A cabra marinha, nem sempre mencionada por aí, viveu em um tempo em que o mar engoliu as montanhas, e então precisou descer ao fundo do oceano. Lá encontrou a sabedoria interior. Mas quando as montanhas voltaram a surgir, ela sacrificou a metade peixe, para subir novamente à terra e construir um novo mundo. Esse é um mito belíssimo, associado aos Bodhisattvas, seres iluminados, que apesar de terem concluído seu processo evolutivo aqui na Terra, olharam para trás e viram a humanidade em sofrimento. Resolveram então não prosseguir sua jornada até a libertação de todos, e auxiliar os que precisavam. Vivem portanto, em uma prisão auto imposta, aguardando e auxiliando a humanidade a se desenvolver.


Uma das representações dessa força arquetípica é o próprio Cristo que se oferece para ajudar a humanidade encontrar sua luz e se sacrifica em nome da Verdade. Capricórnio é o signo que se inicia no solstício de inverno no hemisfério norte, época em que as tradições antigas consideravam que acontecia o nascimento dos deuses. O natal cristão é comemorado bem próximo dessa data.


Portanto, esse é um signo que carrega uma mestria pouco compreendida, ou apenas percebida superficialmente. Por trás da aparente frieza, existe muita sensibilidade. Ele é comprometido, antes de tudo, com seus valores e princípios. E é exigente e crítico porque sabe que somente através do trabalho interno árduo é que se lapida a alma. Chega a ser intolerante com a preguiça e a indolência, com a falta de propósito dos demais. Determinação é fundamental para se alcançar os objetivos.


Ele sobe diligentemente até o alto da montanha, porque sabe que é lá que se encontram os tesouros. Poucos terão a força e a disciplina para alcançarem esse ponto, mas Capricórnio tem o foco no seu objetivo, que é algo maior do que ele mesmo. Essa montanha que ele irá subir, e enfrentar obstáculos de toda a natureza nesse percurso, testando sua vontade e sua persistência, pode ser profissional, material, espiritual. Em tudo que ele resolver investir, precisará dessa disciplina, persistência e paciência. Mas os resultados virão, com o tempo, de forma consolidada e estruturada.


O tempo é uma coisa que os capricornianos conhecem bem. Regidos por Saturno, Chronos, sabem que nada acontece fora de hora. Não existe sucesso rápido e imediato. É necessário amadurecimento, a base precisa ser sólida para alicerçar tudo que será construído sobre ela. A colheita dos resultados para ele às vezes demora a acontecer, mas quando vem, é farta e abundante. Até chegar lá, no entanto, ele é capaz de suportar restrições, frustrações, limitações e dificuldades.


Capricórnio é o Pai, assim como seu signo oposto, Câncer, é a Mãe. É a autoridade suprema, o provedor material, aquele que nos ensina através dos limites, e que às vezes é severo para conseguir educar os filhos para uma vida em sociedade. Esse é um signo totalmente voltado para o social, e pode dar importância demais para as convenções e para as regras. Para ele as instituições estão acima dos desejos pessoais. As figuras de autoridade e os políticos têm relação com esse signo. O reconhecimento público é fundamental para ele, que não quer simplesmente aparecer, mas deseja ser reconhecido pela sua competência e pela utilidade de seus serviços. Aliás, ele tem a tendência de só colocar a mão naquilo que considerar realmente útil, não costuma perder tempo nem energia com o que julga que não trará resultados.


Prático, pragmático, pé no chão, como todo signo do elemento Terra. Tem metas claras, objetivos firmes e capacidade de planejamento e de execução. É o construtor do zodíaco, e ocupa o ponto mais alto na roda zodiacal. Tem sintonia com a casa 10, o meio do céu, que simboliza o nosso objetivo de vida, o cume da nossa montanha pessoal. Um Capricórnio sem um pico para escalar fica à deriva. É importantíssimo que ele saiba definir onde quer chegar para evitar frustrações e depressões futuras.


Capricórnio é mais reservado, discreto, desconfiado, pois avalia muito bem quando é seguro abrir seu coração sem ser ferido. Sabe que possui emoções que podem desequilibrá-lo e tem muito cuidado ao expô-las. Por isso pode começar a reprimir seu lado sensível e se tornar excessivamente materialista, mesquinho, ganancioso. Quando se relaciona, costuma ter um pé atrás e demora a se entregar. Mas quando o faz é extremamente comprometido e fiel. Relacionamento para ele é uma coisa muito séria, e ele só estabelece um vinculo com quem julga que irá valer a pena. O que ele almeja é uma parceria para a vida toda.


Todos temos Capricórnio em algum ponto do nosso mapa natal, e é nesse setor que essas características irão se manifestar e devem ser desenvolvidas para melhor aproveitamento do tema em questão. Algumas pessoas o possuem de maneira mais enfatizada, como quem tem o Sol, a Lua, ou muitos planetas aí. Esses possuem traços capricornianos mais marcantes.


Em 2020 estaremos com Capricórnio muito ativo e será importante nos alinharmos com o que pede esse signo. Meditemos sobre isso para tirar o melhor desse período!

431 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page