top of page
  • Foto do escritorCecilia Leite

Ascendente

Muita gente utiliza seu signo solar e ascendente para dar uma descrição de si, por exemplo: sou capricórnio com leão! Mas será que todo mundo sabe o que isso quer dizer? Qual a diferença entre eles? O que é o ascendente afinal?



Enquanto seu signo solar é a meta para a qual você nasceu, a energia da sua essência, o ascendente é quem vai abrir caminhos para que isso aconteça. O ascendente é o ponto mais a leste do seu mapa natal. Onde o sol nasce! Entre o céu e a terra! É o signo que estava despontando no horizonte no momento em que você nasceu... Ele é a cúspide (a porta de entrada) da casa 1, e é a partir dele que todo o seu mapa, e toda a sua vida, se desenrola...

A história da sua vida começa com seu nascimento, e, é isso exatamente que o ascendente representa. Ele já começa a se manifestar no momento em que você nasce... Pode dar indicações de como foi seu parto, de como estava o ambiente a sua volta, de como você foi recebido pelas pessoas... Os aspectos que envolvem o ascendente nos dão pistas do tipo de parto, se foi cirúrgico, se demorou, se a criança nasceu fazendo escândalo, ou se já era discreta e quase não quis chorar... Uma vez eu estava fazendo o mapa de uma pessoa com ascendente em Escorpião com Plutão bem juntinho ao ascendente. Conversamos sobre ela provavelmente durante a vida ter passado por transformações profundas onde precisou se afastar de pessoas e situações para poder avançar. Perguntei então se ela sabia como tinha sido seu parto, ao que ela me respondeu: "sei, claro, quase matei a minha mãe...". Sem querer fazer bullying com os adoráveis plutonianos, mas isso é bastante significativo. A pessoa já nasceu enfrentando uma crise, superando obstáculos. Treinamento para a vida que se inicia...


A energia do ascendente marcará presença em cada nascimento seu durante a vida. Ou seja, qualquer início se dará à maneira do ascendente, com suas naturais variações dentro do repertório de significados do signo. O ascendente em Leão, por exemplo, não nasce, estreia, como bem diz o ditado. E continuará fazendo seus dramas ao longo da vida. Poderá até se profissionalizar e virar um bom ator futuramente. O fato é que ele abre seus caminhos chamando atenção, sem nenhum tom pejorativo nessa colocação. O caminho dele é aparecer, ser visto. Por bem ou por mal... O melhor é colaborar com isso e facilitar a exposição. Que ela seja por um bom motivo. Ascendente em Leão deve ser espontâneo, autêntico e criativo, aí as coisas acontecem...


O ascendente é a energia que você utiliza para cumprir os objetivos do seu Sol, portanto é o que mais aparece em um primeiro momento. Enquanto o Sol representa quem você é, o ascendente é sua energia projetada... As pessoas que não convivem intimamente com você vão reconhecê-lo mais pelo ascendente do que pelo signo solar. A sua aparência, o seu modo de agir e até o seu corpo físico têm características do seu ascendente. Planetas na casa 1, ou na casa 12 próximos à cúspide, vão ajudar a dar a tonalidade dessa energia. Qualquer planeta na casa 1 deve ser utilizado como uma ferramenta importantíssima para sua ação no mundo, pois ele afeta diretamente na sua identidade. E, muitas vezes a pessoa não se reconhece exatamente naquele ascendente, justamente porque tem um planeta aí, interferindo bastante nas características manifestadas.


Outra coisa importantíssima é a posição do planeta regente do ascendente. Por signo, casa e aspectos. O planeta regente do signo onde está o ascendente é também chamado de regente do mapa, tamanha a sua importância, pois o ascendente atuará através desse planeta. Assim, uma pessoa com ascendente em Touro, e Vênus (sua regente) em Leão na casa 3, será muito diferente de uma pessoa com ascendente em Touro, e Vênus em Virgem na casa 4. A primeira será mais exuberante e comunicativa e a segunda mais discreta e caseira, embora ambas se utilizem das habilidades taurinas para enfrentar a vida, seja a persistência, o gosto pela terra, pela comida, pelos prazeres sensoriais, a teimosia, a rigidez, a preguiça... Tudo isso faz parte do repertório taurino. Já escrevi em outros artigos que a energia de cada signo pode se manifestar de vários aspectos, portanto o cardápio de sugestões é vasto.


Como o ascendente tem relação com nossa manifestação física, a parte do corpo relacionada a seu signo pode ser vulnerável, nosso órgão de choque. Assim, um ascendente em Virgem pode ter dores de barriga a um sinal de nervoso, ascendente em Câncer pode desenvolver uma gastrite se estiver muito solicitado... A vibração harmoniosa do ascendente garante a nossa vitalidade, a nossa energia física, a nossa autoestima.


E aquela história de que a partir de 30 anos somos mais o ascendente do que o signo solar? Na minha opinião não tem o menor fundamento, já que são coisas completamente diferentes como você deve ter percebido... Também não é correto afirmar, de maneira depreciativa, que o ascendente é a máscara que utilizamos, como se estivéssemos escondendo quem somos, sendo falsos. Ele é a nossa maneira de agir no mundo mais impulsiva, mais legítima. Somos o Sol, mas nos manifestamos como o Ascendente. O ascendente é o carro, o Sol o motorista.


Quando uma pessoa não tem o horário exato do nascimento, e nasce muito perto da mudança do signo ascendente, muitas vezes só de conversar com ela já sabemos se é um signo ou outro, porque, como já mencionei, ele rege nossa aparência e nossa forma de manifestação. Se não houverem outros fatores no mapa que possam modificar essa energia, fica fácil diferenciar um ascendente em Leão de um ascendente Virgem. Ou um Sagitário de um Capricórnio.


Vejo muita gente pedindo abertura de caminhos, principalmente nessa época de final de ano... Uma boa maneira de conseguir isso é agindo conforme seu ascendente! Entender bem a energia desse signo, a posição de seu regente, os planetas que por ventura estejam na casa 1, facilita, e muito, a nossa postura com relação ao mundo. Vista-se com o seu ascendente, honre o planeta regente dele, e as portas se abrirão!

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page