• Cecilia Leite

Sobre Virgem...

Percebo que o signo de Virgem, com frequência é muito mal compreendido... É comum referir-se a ele como crítico, minucioso, cheio de manias, normalmente com um tom bastante pejorativo... Isso até pode ter um fundo de verdade em algumas situações, mas está longe de ser a totalidade do que significa esse signo.


Virgem é um signo do elemento Terra, portanto receptivo e feminino (no sentido astrológico), e é o único signo representado por uma mulher, indicando sua profunda ligação com o feminino e tudo que ele representa. Por isso sua relação com a terra que nos nutre, com a mãe natureza, que tudo provê. É curioso que a estrela mais brilhante da constelação de Virgem é Spica, espiga, que é um símbolo da abundância.


Sendo um signo de Terra, também entende-se a sua praticidade e sua relação com o trabalho. Virgem precisa se sentir útil, e direciona todos os seus esforços nessa direção, separando o joio do trigo, não perdendo tempo nem energia com aquilo que não leva a lugar nenhum. Servir é sua postura fundamental, sempre se colocando humildemente a serviço de um propósito maior. É um signo muito diligente e laborioso, que não tem medo de trabalho, e se dedica pacientemente para concluir as tarefas que estabeleceu para si. E não faz isso para obter reconhecimento, ele não precisa e nem gosta de aparecer. Ele só precisa sentir que está fazendo sua parte na tarefa que lhe cabe. E, nessa intenção de ser útil, torna-se uma pessoa extremamente prestativa, que não mede esforços para ajudar no que for preciso.


Virgem é também relacionado à pureza, como o próprio nome indica. E isso tem um significado muito profundo, que vai bem além da tradicional mania de limpeza frequentemente relacionada a esse signo. Virgem busca a pureza da alma, e, por isso o aperfeiçoamento é fundamental para ele. Em tudo que ele faz, busca essa perfeição, como forma de voltar a um modelo imaculado. Por mais que o perfeccionismo possa se tornar um problema, na origem, está o comprometimento de Virgem com um aprimoramento contínuo.


Isso o torna muitas vezes excessivamente crítico, com ele próprio, e também com os demais, já que para ele fica difícil aceitar que os outros não tenham o mesmo compromisso com a perfeição do que ele. E, ao mesmo tempo em que essa exigência normalmente o faz um trabalhador extremamente competente, por outro lado, pode trazer sérios problemas de auto estima, pois ele não se julga digno de valor já que não é perfeito. Ele tende a se fixar mais em seus erros do que em seus acertos, sempre pensando no que poderia ter sido feito, ou o que poderia ter saído melhor. No extremo, isso pode até o paralisar, já que não acha que será capaz de entregar aquilo que ele julga ser aceitável.


Mas Virgem é regido por Mercúrio, o planeta que fala da nossa mente e do nosso intelecto, e portanto, ele é capaz de racionalizar, ser prático e pragmático. Não se envolve emocionalmente com as questões, procurando resolver rapidamente qual o melhor caminho a seguir. Assim, ele separa, categoriza, discrimina, planeja. Aliás, ninguém faz planilhas como esse signo!


É muito interessante que Virgem rege em nosso corpo o Intestino Delgado, órgão que separa o que será assimilado do que será eliminado, exatamente a maior habilidade desse signo. Precisamos começar a perceber que tudo está relacionado, e tudo tem uma razão. O Intestino Delgado está intimamente relacionado com nosso córtex cerebral (no intestino tem uma grande quantidade de neurônios, e é lá onde temos a maior produção de serotonina por exemplo. Quem se interessar por esse tema, pesquise e vai se surpreender!). Ou seja, a função discriminatória tão bem desempenhada por Virgem acontece não só na mente, mas muito no Intestino, que é justamente um órgão regido por Virgem.


A busca da purificação e da perfeição liga esse signo também à saúde, que é o estado impecável para nosso corpo. Virgem sabe que pensamentos e emoções também intoxicam, e por isso entende que a cura precisa acontecer no todo, ser holística. Por isso, tem muita sintonia com as terapias complementares e naturais. Além disso, o seu sistema bastante sensível (sim, Virgem é muito sensível) se dá melhor com terapias vibracionais, e com todas as formas de cura que vem da natureza. As ervas especialmente são extremamente ligadas a esse signo, que possui uma sabedoria natural com relação a elas. É o signo que representa as curandeiras, benzedeiras, xamãs.


Mas Virgem pode se interessar por todas as formas de curas, até as mais tradicionais. Ele pode ter uma pequena farmacinha em casa e se tornar obcecado com a saúde. Virginianos podem facilmente se tornar hipocondríacos. E, por isso, muitos deles acabam se dirigindo para essa área como profissão, vão aprender sobre saúde e exercitar sua necessidade de ser útil servindo os outros na busca da perfeição para o corpo.


Outra área que eles podem se dedicar é a nutrição, já que para uma saúde perfeita é necessário se alimentar corretamente. Virgem é muito ligado aos hábitos, pois ele sabe que uma rotina equilibrada é fundamental para manter a saúde em ordem.


Apesar de parecer que ele pode se tornar rígido com essas exigências, a modalidade desse signo é mutável, e, portanto, ele é bastante adaptável, podendo ser bastante versátil nas suas aptidões. O segredo para Virgem é perceber que aquele ditado "antes feito que perfeito" deve ser sempre lembrado, pois se por um lado ele se incomoda com a falta de precisão, por outro pode ser ainda mais difícil lidar com a sensação de não ter executado o seu serviço. Também é importante que ele compreenda que todos são perfeitos em suas imperfeições. Uma coisa é dar o melhor de si naquilo que se faz, e outra é esquecer de nossas limitações enquanto humanos em desenvolvimento. Os erros servem para ir nos ajudando a escolher melhor, a adequar as nossas rotas, e nos levar ao aprimoramento.


Todos temos Virgem em algum lugar do nosso mapa, alguns possuem uma ênfase maior nesse signo, outros podem ter essas qualidades de maneira mais discreta, mas ainda presentes. Com o trânsito do Sol em Virgem esse setor ficará em destaque, e será melhor aproveitado se desenvolvermos aí os atributos virginianos, como discernimento, planejamento, senso de dever e serviço. Nessa área de nossa vida é fundamental que nossos esforços sejam direcionados para algo com uma aplicação prática, e que não deixemos que o excesso de críticas nos paralise ou prejudique o nosso desempenho. Ao nos conectarmos com as virtudes desse signo, como a conexão com a terra, com os bons hábitos, critérios com a alimentação e a rotina, vamos perceber que a área da nossa vida onde temos esse signo será bastante beneficiada. Época boa para fazer uma faxina física e psíquica, organizar o ambiente externo e também o mundo interior.


A Virgem é simples, pura, limpa no corpo e na alma... Sua humildade e recolhimento podem disfarçar, para olhos desatentos, o enorme poder que se encontra aí... É a força da Deusa, quieta, discreta, mas extremamente majestosa... Mostrando que é necessário buscar, trabalhar, se aperfeiçoar, e principalmente servir... É no serviço que se encontra a nobreza da alma... É na conexão com a terra e com a natureza que se encontra a abundância, em todos os sentidos, inclusive na saúde... A Virgem aspira a perfeição universal (tanto quanto seu signo oposto, Peixes) mas quer vivê-la aqui na Terra, na prática, no dia a dia...

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo