top of page
  • Foto do escritorCecilia Leite

Sobre Touro...

E chegamos à temporada em que o Sol percorre a faixa zodiacal correspondente ao signo de Touro... Vamos então falar sobre ele!



Touro é um signo do elemento Terra, e como tal é bastante ligado à matéria. Como segundo signo do zodíaco, sua intenção é garantir o sustento para a jornada que está se iniciando. Em Áries acontece o nascimento, desponta-se para um novo início, é o começo de uma nova experiência. Em Touro é necessário arrumar as bases para essa jornada, garantir a segurança e a estabilidade. Preservar os recursos, acumular bens para ter o sustento garantido para toda a vida que virá. Assim, Touro precisa ser firme, forte, estável.


Taurinos precisam estabelecer fortes alicerces, uma base sólida que garanta a estabilidade do processo. E, para tanto, sabe que não pode ter pressa. Então, bem diferente do signo anterior (Áries) é bastante precavido. Não se atira, mede bem cada passo. Ele sabe que a solidez não se constrói de uma hora para outra, e que qualquer passo em falso pode colocar em risco a sua segurança. Então caminha lenta, mas obstinadamente.


Nesse signo falamos em conforto material, o que faz com que taurinos tenham sim uma preocupação financeira grande. E consequentemente, trabalham para ter dinheiro. A falta dele, para Touro, equivale a risco de sobrevivência. É para isso que ele quer ter, e não necessariamente para ostentar riquezas. Mas, se essa vontade estiver desequilibrada, o taurino pode se tornar apegado, mesquinho e acumulador. Tudo na vida tem dois lados e a chave é aprender a manter o equilíbrio, ou seja, aproveitar o potencial mas ficar atento aos excessos.


Touro é um signo fixo, isto é, acontece no meio de uma estação (do outono, no caso do Hemisfério Sul, e primavera no Hemisfério Norte). Todos os signos fixos ancoram a energia do elemento a que pertencem. Touro fixa a Terra. E precisa ter uma ligação forte com esse elemento. Isso se mostra tanto na sua disposição em conseguir, obter e acumular recursos materiais, como também na sua ligação sensorial com o mundo. Touro experimenta a vida através das suas sensações, dos seus sentidos, que são bastante aguçados, principalmente o paladar, já que no corpo Touro rege a região da boca, garganta e pescoço. Portanto quem tem Touro forte no mapa natal tende a apreciar a boa comida, principalmente se estiver em uma apresentação bonita, gourmet, em uma mesa divinamente montada, em um jantar a luz de velas, com um perfume no ar... Mas taurinos apreciam o que chega pelos outros sentidos também, como uma boa massagem, ou tudo que vem através do toque. Gostam de ambientes bonitos e perfumados... São normalmente muito sensuais, não só pela conexão que possuem com a Terra, mas também por ser um signo regido por Vênus (tem texto sobre Vênus no blog: Vênus e o amor).


Essa ligação com a Terra se mostra também no seu vínculo com a natureza. Taurinos se refazem quando estão descalços com o pé no chão, ou plantando, com a mão na terra. Precisam desse contato direto com a natureza, normalmente se interessando por questões ligadas a ecologia. Taurinos tem um ritmo mais lento, pois precisam aproveitar cada estímulo sensorial que recebem. Isso pode fazer deles pessoas calmas, tranquilas e pacíficas ou preguiçosas e acomodadas, se estiverem em desequilíbrio.


Por se tratar de um signo fixo, muitas vezes taurinos se mostram como obstinados e teimosos. O Touro empaca. Não há o que lhe faça mudar de ideia, sequer olhar por um outro ângulo. Ele simplesmente ignora qualquer outro ponto de vista. E, na maioria das vezes não percebe que está sendo teimoso, para ele nem existem outras possibilidades. Outro problema costuma ser a acomodação. Por ter a intenção de ter segurança, tem medo de arriscar. Não vai... Prefere o lugar conhecido a qualquer novidade que ele não sabe no que vai dar... Fica muitas vezes preso numa situação muito limitadora porque não quer se expor a nenhum tipo de risco. E como ele possui muita resistência, muitas vezes permanece uma vida inteira em um lugar desagradável. Portanto não é verdade que Taurinos sempre serão ricos... Sim, o conforto material é extremamente importante, mas ele prefere o certo ao duvidoso. E muitas vezes o certo é bem menos do que ele poderia conseguir... Portanto nenhum mapa é garantia de nada, tudo depende de como cada um UTILIZA o seu mapa...


Touro rumina. E taurinos também ruminam... São incapazes de se desprender de coisas, pessoas e situações que não lhe fazem bem. E se intoxicam. Acumulam não só recursos... Mas também toxinas dentro do seu corpo... Precisam aprender com seu signo oposto, Escorpião, a se desligar, desapegar, eliminar... Mas como sua tarefa cósmica é possuir, para ter segurança, ele vai fazendo isso sem prestar atenção... E quando vê está entupido de coisas, pessoas, energias, nada mais cabe em seu sistema. E a vida para, não anda... Estagnação é uma das sombras de Touro... Ter consciência é fundamental para aproveitar o potencial da melhor maneira.


Todos temos Touro em algum lugar do mapa. Alguns em pontos mais marcantes, outros em posições não tão significativas. Mas esse arquétipo faz parte de todos nós, de alguma maneira específica. Onde temos Touro no mapa devemos ser cautelosos, mas firmes, persistentes. Aí devemos buscar recursos e garantir a estabilidade. Nesse setor da vida a base precisa ser sólida, e garantirá então a abundância. Se seu Touro está na casa 7, por exemplo, você precisa buscar parcerias assim... Se está na casa 10, o sucesso tem que ser construído em um alicerce firme, sem pressa, mas os resultados podem ser promissores...


Quem tem planetas em Touro terá a função desse planeta ligada às intenções desse signo... Por exemplo, um Marte em Touro será muito forte mas mais cauteloso em suas atitudes. As ações serão todas voltadas para conseguir a estabilidade e a segurança material. Toda sua força será direcionada para obter esses recursos. Como sempre menciono, para analisar o caso pessoal é necessário avaliar o mapa individual de cada um. Todo aspecto pode mudar significativamente a interpretação.


Com o Sol transitando em Touro, durante aproximadamente um mês, o setor onde temos esse signo estará iluminado, ou seja, receberá um influxo de vitalidade. Observe seu mapa e veja em que casa está Touro, que planetas tem nesse signo, entenda o que eles representam. E observe durante o mês os acontecimentos ligados a esse tema, é assim que a gente vê a Astrologia em ação. Seja também proativo e aproveite para investir nesses temas nesse período, ao modo taurino, com persistência e perseverança. As coisas tendem a fluir melhor se você aproveitar a maré e não nadar contra a corrente...

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page