top of page
  • Foto do escritorCecilia Leite

Sobre Gêmeos...


E chegou a vez de escrever sobre Gêmeos, o signo inquieto que trata das comunicações!

Regido por Mercúrio, ou Hermes, é um signo que por natureza está ligado ao movimento. Mercúrio levava e trazia, resolvia rapidamente qualquer questão, se virava. Era esperto, travesso, inventivo, mas também trapaceiro e dissimulado, excelente comerciante e negociador. Era o protetor dos viajantes, e também o condutor das almas para o Hades. Múltiplas habilidades. Conhecia um pouco de tudo, tinha senso de oportunidade, aproveitava as situações de acordo com a sua conveniência. Gêmeos, é portanto, jovial e alegre, a eterna criança sempre em busca de uma novidade.


Pela grafia de seu símbolo, que se assemelha a um dois em algarismos romanos, já percebemos a sua natureza dual. No mito associado a esse signo, temos os gêmeos Castor e Pólux, sendo Castor um mortal e Pólux um imortal. Em uma batalha Castor morreu, e desesperado pela morte do seu irmão, Pólux pediu ao pai, Júpiter, para transformar o irmão em um imortal. Mas Júpiter não podendo atendê-lo integralmente, dividiu a imortalidade entre os dois, que se alternavam entre o céu e a terra. Quando trocavam de posição ficavam um pouquinho juntos.


O signo de Gêmeos possui essa divisão interna. Um lado que conhece os mistérios, e outro que vive na terra com sua mente analítica. O lado racional estranha as percepções intuitivas, e Gêmeos pode se angustiar tentando definir quem é ele afinal. Ele é ambos, sua natureza é dual, alterna-se com frequência. Transita do subjetivo ao objetivo, do concreto ao abstrato. Isso traz versatilidade, mas também instabilidade. Proporciona uma visão ampla, mas ao mesmo tempo dificulta o foco.


Gêmeos é um signo do elemento ar, e aborda a vida pelo pensamento, pelas ideias. (mais sobre os elementos no texto "Os quatro elementos"). Os signos de ar são sociáveis, gostam de relacionamentos interpessoais. Mas esses relacionamentos são baseados em trocas intelectuais, conversas, companheirismo, evitando a intimidade, com a qual esse elemento tem dificuldade. Assim é Gêmeos, muito comunicativo, estabelece contato com todos, conversa sobre vários assuntos, está sempre buscando companhia, mas não se sente a vontade com sentimentalismos. Na realidade Gêmeos racionaliza as suas emoções e tem bastante dificuldade de entrar em contato com os próprios sentimentos. Fica tentando encontrar uma explicação lógica e racional para tudo. Ou simplesmente abstrai e volta a atenção para outro assunto. Muitas vezes realmente não consegue perceber a verdade do seu mundo interno, entrar em contato com as emoções mais viscerais.


Isso faz com que muitos julguem Gêmeos superficial. E, na realidade, precisamos entender que são dinâmicas diferentes. Cada signo tem uma intenção e um objetivo. Gêmeos quer a vastidão, se encanta com as inúmeras possibilidades que a vida oferece. Acaba tendo interesse em diversos assuntos, em diversas áreas, o que faz com que muitas vezes tenham dificuldade em se fixar em uma única atividade. Ou até em uma única pessoa. Ou seja, geminianos, quando se relacionam não podem ficar confinados a uma situação rotineira e sem estímulos. Precisam estar sempre expostos à novidades, a passeios interessantes, pessoas ao redor, muito movimento.


Gêmeos é o primeiro signo mutável. Essa qualidade pertence aos signos que estão encerrando uma estação do ano, no caso de Gêmeos o outono, para dar início a uma nova energia. Um signo mutável contém em si a força do desprendimento, a facilidade de adaptação a uma nova circunstância, o impulso da mudança. Assim, geminianos não podem se apegar a uma forma. O talento especial deles é justamente essa flexibilidade, e até polivalência. Gêmeos se dá bem em atividades onde seja necessária essa capacidade de lidar com imprevistos, onde sua personalidade multifacetada seja necessária. Por outro lado, toda essa mutabilidade pode facilmente se tornar em inconstância e geminianos podem se tornar extremamente volúveis e difíceis de assumir um compromisso.


A intenção desse signo é conseguir informações, e ele pode se utilizar de várias estratégias para conseguir isso: lendo, conversando, estudando, entrando na internet... Cada geminiano, de acordo com o restante do seu mapa, vai arrumar uma maneira adequada ao seu perfil, de ter essa necessidade satisfeita. Portanto, não necessariamente geminianos são tagarelas, eles podem saciar a sua sede por palavras de inúmeras outras formas. Podem inclusive se interessar mais pela vida alheia do que pela sua, caso sua vida ande meio sem graça. Gêmeos precisa da troca, e ela pode acontecer também de várias maneiras, tais como na relação professor/aluno, ou no comércio. Todo tipo de intercâmbio de informações está sob a regência desse signo.


No corpo, Gêmeos rege os pulmões, o que faz muito sentido, já que esses são órgãos totalmente ligados ao relacionamento com o mundo. Lembre que Gêmeos é um signo de ar, que trata da comunicação, dos relacionamentos e dos pensamentos. Os pulmões estabelecem a nossa comunicação e envolvimento com o mundo de forma compulsória, ou seja através da respiração, estamos, querendo ou não, conectados com a vida. O ar que um respira é o mesmo ar que os outros respiram. Não dá para separar, nem para escolher. Todos precisamos respirar para viver, e com isso estamos ligados um aos outros, pelo mesmo ar compartilhado.


Gêmeos rege também braços e mãos, e também a nossa rede neural, afinal as sinapses são a forma de comunicação do nosso sistema nervoso. Isso faz com que esse signo tenha essas áreas estimuladas, dando, por um lado, a inteligência e rapidez de reflexos, mas por outro, predispondo à hiperatividade ou ansiedade, ou até mesmo a alguns transtornos mentais. Tudo depende do mapa sempre. E de como a pessoa o utiliza.


Todos temos Gêmeos em algum lugar do nosso Mapa Natal. E nessa área da vida precisamos aprender a fluir dessa forma, com versatilidade e adaptabilidade, evitando a dispersão tão frequente nesse signo. Se temos algum planeta aí, devemos observar que as funções dele serão desempenhadas com essa característica. Por exemplo, se a Vênus está em Gêmeos, vai buscar o prazer e a diversão em atividades que tragam bastante estímulo mental, seja em conversas, livros, passeios culturais... Observe como e onde a energia geminiana atua em você!


Com o Sol transitando em Gêmeos no próximo mês, a área onde temos esse signo no mapa será iluminada, sentiremos uma ênfase aí. Observe como as coisas vão acontecer nesse setor durante esse tempo, e como você sentirá essa dinâmica. Isso é astrologia na prática. Assim você aprende a se conhecer verdadeiramente, sem a formação de conceitos teóricos. Auto observação é fundamental para entender como somos impactados pelos ciclos que acontecem em nossa vida. Aí aprendemos a fluir melhor com cada energia.


Boa temporada geminiana!

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page