• Cecilia Leite

Escrito nas estrelas...Destino ou livre arbítrio?



Uma das maiores dúvidas das pessoas com relação à astrologia é o quanto ela é determinista e o quanto possuímos de livre escolha. Se é verdade que podemos ser o que quisermos, então não tem sentido um Mapa Natal. E, se a astrologia determina, então como duas pessoas, com o mesmo mapa, são tão diferentes?


Esse é um dilema que atormenta muita gente, e que faz com que a astrologia seja questionada por muitos. Vamos então tentar clarear esse ponto...


Em nosso Mapa Natal temos os planetas, que estão posicionados em signos e em casas astrológicas. Cada planeta representa um tipo de função da nossa consciência, que será desempenhada de acordo com a intenção do signo onde ele está posicionado, no setor da vida representado pela casa onde está localizado. Complicado? O planeta é a ação, o signo é a qualidade e a casa é o local. Muito bem. Mas a astrologia trabalha com símbolos, e, cada planeta, signo e casa, pode assumir um extenso número de significados, sempre relacionados àquele arquétipo a que diz respeito.


Assim, o Sol, por exemplo, indica o nosso brilho pessoal, tem a função de irradiar a nossa luz, é a força interior que direciona a nossa vida. Se ele está no signo de Gêmeos, cuja intenção é buscar informações e realizar trocas, a pessoa pode exercer esse Sol em Gêmeos de diversas maneiras: estudando, conversando, lendo, viajando, dando aula, trabalhando no comércio, fazendo fofoca... O fato é que esse Sol irá dar vazão a essa necessidade de comunicação de alguma forma (esse é o determinismo), mas poderá escolher a maneira pela qual isso acontecerá (esse é o livre arbítrio). Assim, uma ênfase em Áries por exemplo, irá certamente propiciar a pessoa uma dose extra de energia. Se ela utilizará essa força para ser um esportista, um empreendedor, um workaholic, uma criança hiperativa, ou até mesmo se tornar uma pessoa agressiva, isso não está determinado em seu mapa.


Mais um exemplo. A Lua representa a nossa busca por segurança interior, está relacionada às nossa memórias emocionais que condicionam nossas atitudes atuais. Assim uma Lua em Libra sempre buscará a conciliação e o equilíbrio. Poderá ser um diplomata, um mediador em conflitos (ainda que só dentro de sua casa), um arquiteto ou decorador com muito senso estético (a beleza é uma forma de equilíbrio), ou uma pessoa hipócrita que dança conforme a música para evitar qualquer tipo de embate. E, muitas vezes, pode ser tudo ao mesmo tempo. O que importa é a motivação que está por trás, e menos a forma como isso se expressa.


Claro que as coisas não são tão simples assim. Na leitura do mapa, os aspectos que os planetas fazem (as angulações importantes entre eles), as regências, a força que cada planeta tem no mapa, vão trazendo nuances importantes para a interpretação. Mas o que é importante de ser entendido, é que o posicionamento dos planetas indica as nossas intenções internas, que irão se cumprir, de uma forma ou de outra, no transcorrer de nossa vida. E, assim, vamos atraindo situações externas que nos obrigam a enxergar e a lidar com as questões internas mostradas pelo mapa.


Assim, um geminiano jamais será um capricorniano (ainda que possa ter pontos importantes em Capricórnio...). A motivação interna de uma pessoa com Sol em Gêmeos é diferente daquela com o Sol em Capricórnio. Ainda assim, a energia geminiana pode se manifestar de muitas maneiras diferentes, tudo depende de como a pessoa usa o mapa. E cabe esclarecer, que, no transcorrer da vida a pessoa utiliza a mesma energia de maneiras diferentes: o menino que brigava na escola e não parava quieto, vira o campeão de jiu jitsu. Ou o executivo com gastrite... A ideia é conhecer a nossa energia para utilizá-la da maneira mais produtiva para nós!


O que é importante ser entendido é que a nossa maneira de enxergar a vida passa pelo filtro do Mapa Natal. Temos as necessidades internas, motivações ocultas, condicionamentos mostrados no mapa. Isso tudo determina as nossas escolhas e a nossa ação no mundo. Quanto mais consciência temos, menos esse filtro influencia.



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo