top of page
  • Foto do escritorCecilia Leite

Netuno, o rei da fantasia


Em pleno Carnaval, vamos falar dele... Afinal, nem só de mar vive Netuno! Carnaval é uma festa tipicamente netuniana...


Netuno é um dos regentes de Peixes, e pode ser considerado um Netuniano aquele que possui essa energia marcante dentro de si. Sol, Lua, Ascendente em Peixes, ou um stellium (conjunção com vários planetas) em Peixes ou na casa 12, Netuno focal, Netuno angular, uma das luminárias em aspecto tenso com Netuno, várias situações podem marcar esse planeta na personalidade de uma pessoa. Como sempre ressalto, o Mapa é individual, e só conseguimos saber analisando cada caso especificamente. Mas lendo esse texto talvez você reconheça algumas dessas características em você ou em alguém próximo.


Netuno é Poseidon, o senhor das águas. Filho de Saturno, irmão de Júpiter e de Plutão. Quando Júpiter venceu a guerra contra seu pai, Saturno, com a ajuda dos irmãos, e dividiu os reinos, para Netuno coube governar as forças subterrâneas marítimas e lacustres: oceanos, lagos, rios, fontes e nascentes estão sob sua tutela.


As águas se moldam à forma onde estão contidas. São receptivas às vibrações (veja texto Os quatro elementos), carregam em si a energia daquilo que lhe faz contato. E assim são os Netunianos... Sensíveis, sensitivos, com dificuldades em demarcar fronteiras, se misturam com o entorno e não sabem definir o que faz parte da sua individualidade e o que é do outro...


A água é ligada ao inconsciente, àquilo que embora não esteja visível, atua fortemente no comportamento e nas decisões. Netuno é assim, tem sensações, percepções extra sensoriais, medos indefinidos que não sabe de onde vem, mas que atuam fortemente na sua vida.


Na mitologia, Netuno era um dos filhos que foi engolido por Saturno, e parece que ele carrega esse trauma, de ter ficado com medo, preso na escuridão do estômago. Sentimentos de rejeição, abandono, sofreu um abuso psicológico e precisa lidar com essa dor. Mas ele se vitimiza, muitas vezes se aliena, sente pena de si mesmo por não se sentir amado. Cada um lida de um jeito... Seu irmão Plutão por exemplo, que também foi engolido, tem um comportamento completamente diferente...


E ele secretamente ambiciona coisas impossíveis, idealiza, cria um mundo fantasioso onde tudo é bonito e encantado. E aqui entra o lado imaginativo de Netuno... A saudade de um lugar onde existe a unidade.


Netuno não tem bordas, não tem limites, e isso pode trazer, por um lado a empatia, a compaixão (já que estar sentindo o que o outro sente é absolutamente natural para ele), mas por outro o contágio, a proliferação, a invasão. Tudo se mistura. Não só ele se sente invadido (como normalmente é mais divulgado), mas ele também invade, extrapola, sufoca.


Netunianos reclamam, porque tudo incomoda, afinal sentem as dores do outro... Podem preferir se isolar a estar no meio das pessoas para se protegerem... Ou podem ficar resmungões, achar que são vítimas de um destino cruel. Netuno se ressentia também com a divisão dos reinos, se achou injustiçado, mesmo sendo dele o maior pedaço (afinal 2/3 da Terra é coberta pelos oceanos). Queria o Olimpo. E assim são alguns, achando sempre que a grama do vizinho é mais verde...


A busca pelo belo e pelo perfeito pode levá-lo tanto às artes como aos vícios. A sensibilidade para as artes e para a música é indiscutível. A tendência ao escapismo também. Pode-se fugir desse mundo de várias maneiras! Inclusive se enfiando no meio do mar (Netunianos normalmente gostam do mar...). A espiritualidade é outra possibilidade para eles. Busca-se o contato com o outro mundo, a transcendência, a união divina. Lá existe a beleza que aqui não tem.


Netuno nervoso é a histeria, irracionalidade, emoções afloradas sem controle. Quando os sentimentos reprimidos vem à tona, provocam avalanches, tempestades, maremotos. Ou atitudes sabotadoras, depressões profundas.


Muitas vezes o que prevalece é a imagem romântica e fofinha de Netuno, sua relação com a espiritualidade, e pode-se entender equivocadamente essa energia. Netuno é o amor universal, a compaixão, a sensibilidade e as percepções extra sensoriais. Sim. Mas também é a confusão, as ilusões, o vitimismo, a fuga, a manipulação psíquica, os traumas inconscientes que levam a atitudes impensadas. Em tudo sempre tem os dois lados. E precisamos estar conscientes da presença constante dessas forças dentro de nós. Se existe para um lado, existe na mesma proporção para o outro...


Todos os planetas são complexos, tem vários lados, várias nuances, e atuam em profundidade na nossa psique. Existe um lado mais fácil, mais óbvio, e existem questões centrais mas que são menos evidentes. Em especial, os planetas transpessoais, Urano, Netuno e Plutão, são extremamente enigmáticos e determinantes quando em contato com algum ponto importante no Mapa Natal. Quem tem Sol e Lua em aspecto tenso com esses planetas, por exemplo, sofre um impacto direto dessa energia, vivencia situações além do seu controle. A palavra transpessoal já define: está além do pessoal... As motivações vêm de um lugar mais profundo do que a simples vontade do ego. A pessoa está a serviço de algo maior, e precisa entender muito bem e aprender a lidar com essas forças internas que podem ser avassaladoras... Se não forem bem conduzidas levam inclusive a problemas psíquicos graves, como pânico, depressão, ansiedade e mesmo acidentes ou doenças físicas. É um poder grandioso, para a pessoa ir além de si mesma.

Netuno está em Peixes desde 2012 e fica ainda até 2025, já que ele é um planeta bastante lento. Peixes é seu domicílio, pois ele rege esse signo. Está, portanto, forte aí... E estamos vendo, a nível global, a sua atuação... O planeta sempre atua dentro do nível de consciência de cada um. Netuno homogeniza, nivela, uniformiza. Então, percebemos qual o nivelamento que vem acontecendo na sociedade... Vemos também a confusão envolvendo a espiritualidade. Época propícia para contágios, epidemias, inundações, enchentes... Poderia ser diferente? Claro... Se a sociedade fosse diferente...


E o que o Carnaval tem a ver com Netuno? Carnaval tem fantasias, disfarces, músicas, bebidas, drogas, multidões, todas essas, palavras chaves para Netuno... As pessoas buscam fugir da realidade por alguns dias... Também existe a beleza, a magia, a ilusão... Todos esses são atributos netunianos. Isso sem falar que é uma época onde aumentam demais as epidemias e os contágios... Para quem costuma achar que Netuno é só espiritualidade, veja que o significado desse planeta é bem mais amplo.


O seu Netuno irá definir o tipo de Carnaval que você terá... Qual a beleza que você irá expressar? Com que energia você irá se misturar? Para que mundo você irá fugir?

325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page