• Cecilia Leite

Sobre Aquário...



Signo do aguadeiro, que por isso mesmo é confundido frequentemente por muitos que acham que ele pertence ao elemento água. Aquário é um signo de ar, com ênfase nas ideias e no relacionamento social.


Esse é um signo voltado para o futuro e para a evolução. Seu olhar está sempre direcionado para frente, muitas vezes muito adiante. É relacionado ao progresso, às novidades, à tecnologia de ponta. De Saturno, um de seus regentes, traz a seriedade e a objetividade. De Urano, seu regente moderno, carrega a inventividade e a criatividade. Essa combinação lhe fornece uma necessidade de distanciamento emocional, que lhe permite avaliar e compreender as situações imparcialmente.


Quem está comprometido com o desenvolvimento e precisa ser pioneiro, não tem tempo nem vontade, de olhar para o passado, muito menos de ficar apegado à ele. E por isso esse é um signo que não gosta de antiguidades, memórias e melindres. Aquário é muito mais propenso a sofrer de ansiedade, que é uma antecipação do futuro, do que de melancolia por questões do passado. É um signo desapegado, que sabe que a vida caminha através de mudanças, e é necessário se desprender de tudo o que já foi para que o novo se apresente.


Aquário possui um desinteresse total em padrões preestabelecidos, sendo um signo em geral nada preconceituoso e muito aberto a diversidade. Pode, em casos extremos, ser excêntrico e rebelde, pois não aceita ser encaixado em nenhum sistema. Ele está na vanguarda e por isso tudo que ele fala pode soar como diferente a princípio, pois ainda não caiu no uso comum. Podem estranhar, censurar, chama-lo de esquisito, mas depois de um tempo está todo mundo seguindo o que ele já anteviu muito tempo antes.


Com um inteligência privilegiada e uma mente brilhante, o nativo de Aquário tem dificuldade com as emoções, pois tende a racionalizá-las. Na realidade sua abordagem da vida é lógica e ele tem medo de tornar-se vulnerável dando vazão a seus sentimentos. São pessoas que não se sentem bem com demonstrações exageradas de afeto e nem com sentimentalismos.


São independentes, precisam de espaço nas relações e não ficam à vontade com a intimidade. Quem se relaciona com um aquariano deve saber que precisa respeitar sua necessidade de liberdade. Não que eles não estabeleçam compromissos, pelo contrário, costumam ser bastante fiéis, e Saturno na regência, lhe confere estabilidade se ele estiver envolvido, desde que sua autonomia seja preservada.


Aquário precisa sentir que está livre para decidir seus caminhos, e que não precisa prestar contas para ninguém. Mas engana-se quem acha que por isso esse ele é flexível... Por ser um signo fixo, do elemento ar, ele costuma ser rígido com os próprios pensamentos, o que implica em dificilmente mudar de ideia depois que cisma com alguma coisa.


Entretanto isso não faz do aquariano uma pessoa individualista, ele preserva o seu espaço pessoal, mas sua visão é sempre priorizando o coletivo. Ele tem um compromisso social natural que torna as suas ações sempre voltadas para o desenvolvimento da sociedade. Trabalha bem em equipe, e prefere o sucesso do grupo ao próprio, pois não tem a necessidade de se destacar ou aparecer individualmente. Muito sociável, faz amizades facilmente. Porém, apesar de eventualmente ter muitos amigos, são poucos o que realmente o conhecem profundamente, pois ele estabelece laços sociais com facilidade, mas não permite que compartilhem da sua intimidade.


Sua mente, normalmente acelerada, adora refletir, filosofar, ponderar, repercutir. Ele pode inclusive sobrecarregar seu sistema nervoso com tantas ideias e tantas elucubrações. Esse é um ponto que ele precisa ter atenção pois pode se tornar uma fragilidade, predispondo-o a distúrbios de ansiedade, insônia, hiperatividade mental. Ele também possui uma sensibilidade ao excesso de ondas eletromagnéticas, que podem lhe afetar o sistema nervoso. Por isso, ele que adora uma tecnologia, deve ficar atento ao tempo que fica em celulares, computadores, tablets, televisão e afins.


No setor onde possuímos Aquário em nosso mapa natal, devemos agir com originalidade, inventividade, evitar padrões rígidos e preconceitos. Também devemos olhar essa área de nossa vida priorizando os interesses sociais aos individuais, ou seja, visando ao desenvolvimento e a evolução do grupo.


Na época do trânsito do Sol por esse signo, podemos aproveitar para romper com pensamentos que nos aprisionam, abandonar o passado e abordar racionalmente o nosso futuro. É um tempo favorável para investir na criatividade, em ideias inovadoras e na interação com os amigos e participação de grupos com um mesmo interesse. Época de socializar, olhar tudo sob um ponto de vista mais abrangente, ao invés de focar somente na nossa própria individualidade. Com menos apego emocional fica mais fácil se desprender do que não vem funcionando e se direcionar conscientemente para um novo futuro. É do individual que se forma o coletivo. O progresso de cada um influencia diretamente no progresso de toda a sociedade!

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo