• Cecilia Leite

Qual é a realidade?

O que me motivou a escrever esse texto foi o aspecto harmonioso que Saturno e Netuno estão fazendo no céu. Como se trata de dois planetas lentos, esse aspecto dura bastante tempo, e vai ficar ativo a maior parte do ano.


Já escrevi sobre Saturno, no texto Saturno, o senhor do tempo. Lá você vai ter mais informações sobre ele, mas aqui adianto que Saturno é o planeta que rege a forma, o grande construtor aqui nesse mundo em que vivemos. Sobre Netuno ainda não escrevi, mas o farei logo mais, afinal toda a sua grandeza o faz merecer um texto só para ele.


Netuno é rei nas profundezas dos oceanos, rege o mundo inconsciente das águas. Lá estamos sujeitos a turbulências, aos maremotos das emoções. Tudo é intangível, nada é concreto. Mas é justamente lá, nas maiores profundezas, que encontramos as maiores respostas.


No reino de Saturno estamos em contato com a vida palpável, com a construção na 3ª dimensão. Aqui tem cobranças, responsabilidades, é preciso ter foco, disciplina. Aqui temos metas que precisam ser cumpridas. Já Netuno, que é um planeta transpessoal, atua nas dimensões sutis, num mundo abstrato. E lá tem sonhos, intuições, vislumbres de uma outra realidade. É a visão da unidade, do mundo perfeito. Enquanto Saturno dá limites, Netuno não tem fronteiras.


Saturno é a realidade concreta, tangível, é pragmático. Mas ainda assim é uma verdade subjetiva, já que cada um tem uma ótica diferente. Netuno é a realidade multidimensional, aquela que existe em outros planos, e é difícil descrever. Um quadro para Saturno são suas dimensões, suas cores, a técnica utilizada na pintura. Para Netuno é a sensação que ele transmite, os pensamentos do artista enquanto pintava que podem ser captados, as emoções que ele desperta, a imaginação.


Mas qual dessas duas realidades de fato é a que conta?

As duas.


Quem está encarnado nesse planeta, nesse momento, tem tarefas aqui para cumprir. No mínimo, precisa se alimentar, ter um abrigo, cuidados diários com a saúde para sobreviver. E, numa visão mais abrangente, ainda que alguns sejam mais espiritualizados, se estão em um corpo na Terra, é porque precisam viver nessa dimensão. Mesmo os que trabalham diretamente com a espiritualidade, são canais, e desempenham um papel aqui. E essa realidade quem comanda é Saturno. Ele que cobra, ensina, restringe, e concretiza.


Mas a realidade dos sonhos é igualmente importante. É ela que motiva a vida. O deslumbramento, o encantamento, empurram a alma em direção a sua realização. O contato com outras dimensões abre a consciência, amplia a visão, dá significado a vida. A grande questão é que esse mundo netuniano é também envolto em névoas. As brumas que separam um mundo do outro podem confundir. É necessário ter muito centramento para não se perder em ilusões. A base precisa estar estável. Só muito bem ancorados aqui, não nos perdemos do lado de lá...


É preciso equilíbrio... Precisamos ter discernimento para perceber se não estamos querendo fugir da nossa realidade cotidiana, das nossas responsabilidades diárias, criando um mundo imaginário e fantasioso. E podemos escapar de diferentes maneiras: todos os tipos de vícios, em bebidas, drogas, sexo, na música, nas artes, e também na espiritualidade, que pode facilmente se tornar uma fuga. Os escapismos todos são regidos por Netuno.


Por outro lado, um Saturno exacerbado, pode criar uma vida excessivamente materialista, sem sentido, sem encantos, sem compaixão. Se faltar Netuno, não há ideal.


Ou seja, é necessário Saturno para não se perder em Netuno. E é necessário Netuno para dar significado a Saturno. A função de nenhum planeta (nem desses dois e nem dos demais) deve ser negligenciada.


Nesses tempos onde os dois formam um aspecto fluido, um apoia o outro em suas funções. A solidez de Saturno ajuda a dar forma aos anseios de Netuno. A imaginação de Netuno traz leveza e fantasia para o duro Saturno. Período bom para construir os sonhos. Entrar na própria alma e trazer de outras dimensões do seu ser aquilo que realmente encanta e fazer acontecer aqui na matéria. Época boa também para se livrar de ilusões que confundem e atrapalham o seu desenvolvimento. Se você conhecer o seu mapa saberá quais os setores da sua vida que estão sendo beneficiados com esse aspecto. Saturno está muito bem posicionado em Capricórnio, sua casa, e Netuno igualmente forte e domiciliado em Peixes. É só você observar onde estão esses dois signos no seu mapa...


Transforme o seu ideal em realidade! Você cria a sua realidade visível a partir da realidade invisível... E lembre-se que a sua realidade é aquilo que faz sentido para você...

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo